O presidente do Paraguai, Santiago Peña, recebeu alta do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na manhã desta 3ª feira (19.nov.2024). Ele havia sido internado na 2ª feira (18.nov.2024) após sentir dores no peito durante reunião de líderes do G20, no MAM (Museu de Arte Moderna).
O episódio ocorreu durante o 1º dia de atividades do G20. Após sentir os sintomas, Peña foi inicialmente atendido no ambulatório do próprio MAM, onde um eletrocardiograma identificou alterações. A equipe médica decidiu então pela transferência ao Hospital Samaritano, onde o presidente permaneceu em observação durante a noite. De acordo com a ministra da Saúde paraguaia, os sintomas incluíram dores no estômago e no peito.
Peña, de 46 anos, passou por exames que apresentaram resultados normais, segundo comunicado oficial da Presidência do Paraguai. A ministra da Saúde paraguaia, María Teresa Barán, informou que o presidente não possui doenças preexistentes.
“Estou no Rio e já recuperado. Fiz os exames do dia de ontem e a verdade é que os últimos dias tem sido de muitas emoções. No sábado foi o aniversário foi o meu aniversário… Como esquecer o dia de quinta com a grande vitória da nossa querida seleção. Então, com todas essas emoções, e obviamente, a emoção da seleção que vai jogar hoje a tarde na Bolívia, nas eliminatórias em uma nova partida… realmente, todas essas emoções, creio que alteraram de alguma maneira meu estado de saúde”, disse Peña em vídeos postados nas redes sociais.
O chefe de Estado confirmou presença no encerramento da cúpula do G20. “Estou com muita força para seguir representando o Paraguai nesta primeira participação do país na reunião do G20 no Rio de Janeiro”, afirmou.