Após fechar 37 acordos com a China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria feito questão de dizer a Xi Jinping que o Brasil permanecerá um país neutro em relação a parcerias comerciais.
Segundo apurou a CNN, o discurso é uma maneira de deixar claro para a China que o Brasil manterá a busca por manter e aumentar as parcerias que já possuiu com os Estados Unidos.
A avaliação da diplomacia brasileira é de que, mesmo com a vitória de Donald Trump, a relação entre os dois países não deve ser afetada.
O Brasil completa neste ano 200 anos de parceria comercial com os EUA, que hoje são o segundo principal destino de exportações brasileiras, perdendo apenas para a própria China.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, o comércio de bens entre Brasil e EUA, somou US$ 75 bilhões de janeiro até novembro.
Já China e Estados Unidos enfrentam problemas comerciais significativos. Trump já afirmou que pretende impor uma taxação de 60% sobre todos os bens importados chineses, o que vem impulsionando Xi-Jinping a fechar novos acordos comerciais com países fora do eixo norte-americano.
Fim das adoções internacionais pela China acaba com sonho das famílias
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula diz a Xi Jinping que Brasil é parceiro neutro no site CNN Brasil.