O convite do presidente Lula (PT) a Emmanuel Macron, presidente da França, tem gerado dúvidas a respeito da visita. A RFI, agência de notícias francesa, deu a informação de que os chefes de Estado viriam a Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, porém a notícia não procede.
Ao ND Mais o Itamaraty informou que o convite de Lula a Macron seria para Itaguaí (RJ), onde o líder francês irá conhecer um projeto naval, descrito como “o mais moderno já desenvolvido no Brasil”.
A informação que esse projeto seria a construção das fragatas da Marinha do Brasil no thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul foi negada pela assessoria da empresa.
Macron cumpre agenda no Brasil
A previsão da visita de Macron é de 26 a 28 de março e o primeiro compromisso é em Belém (PA), sede da COP25, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve recebê-lo.
Saindo do Rio de Janeiro, o presidente seguirá para Brasília (DF), e deve concluir a agenda na cidade de São Paulo (SP).
O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, esteve com o ministro da Europa e dos Negócios Estrangeiros da França, Stéphane Séjourné, durante a primeira reunião de chanceleres do G20 no Rio de Janeiro.
O Ministro Mauro Vieira 🇧🇷 encontrou-se, à margem da reunião de chanceleres do #g20, com o Ministro da Europa e das Relações Exteriores da França, @steph_sejourne 🇫🇷. Discutiram temas da agenda bilateral, com destaque para a visita ao 🇧🇷 do presidente @EmmanuelMacron (26-28/3). pic.twitter.com/PDc2tM57Br
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) February 21, 2024
No encontro, foram acertados os detalhes da visita ao Brasil do presidente francês, passando por quatro cidades em três dias.
Lula em Itajaí
O presidente Lula mantém a previsão de visitar o Porto de Itajaí ainda no primeiro semestre de 2024. De acordo com a assessoria do terminal, a previsão é que o encontro ocorra após a primeira operação da Mada, nova empresa que vai assumir o Porto.
Para isso, a Mada precisa finalizar todo processo de documentação, deixando os setores administrativo, técnico e operacional em pleno funcionamento, o que demanda meses, além de aguardar as licenças ambientais e a alfândega.
Só quando houver a primeira operação com o navio, que está previsto pra final de abril, início de maio, é quando o presidente Lula virá a cidade.