Macron vem a Itaguaí ou Itajaí? Veja para onde foi o convite de Lula ao presidente da França

O convite do presidente Lula (PT) a Emmanuel Macron, presidente da França, tem gerado dúvidas a respeito da visita. A RFI, agência de notícias francesa, deu a informação de que os chefes de Estado viriam a Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, porém a notícia não procede.

Foto presidente da França Macron

Similaridades entre nomes de cidades brasileiras, Itajaí e Itaguaí, gera dúvidas sobre visita de Macron – Foto: Reprodução/ND

Ao ND Mais o Itamaraty informou que o convite de Lula a Macron seria para Itaguaí (RJ), onde o líder francês irá conhecer um projeto naval, descrito como “o mais moderno já desenvolvido no Brasil”.

A informação que esse projeto seria a construção das fragatas da Marinha do Brasil no thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul foi negada pela assessoria da empresa.

Macron cumpre agenda no Brasil

A previsão da visita de Macron é de 26 a 28 de março e o primeiro compromisso é em Belém (PA), sede da COP25, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve recebê-lo.

Saindo do Rio de Janeiro, o presidente seguirá para Brasília (DF), e deve concluir a agenda na cidade de São Paulo (SP).

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, esteve com o ministro da Europa e dos Negócios Estrangeiros da França, Stéphane Séjourné, durante a primeira reunião de chanceleres do G20 no Rio de Janeiro.

No encontro, foram acertados os detalhes da visita ao Brasil do presidente francês, passando por quatro cidades em três dias.

Lula em Itajaí

O presidente Lula mantém a previsão de visitar o Porto de Itajaí ainda no primeiro semestre de 2024. De acordo com a assessoria do terminal, a previsão é que o encontro ocorra após a primeira operação da Mada, nova empresa que vai assumir o Porto.

Lula na imagem, presidente mantém previsão de visita a Itajaí

Lula mantém previsão de visita a Itajaí, Litoral Norte de SC – Foto: Ricardo Stuckert /PR/Divulgação/ND

Para isso, a Mada precisa finalizar todo processo de documentação, deixando os setores administrativo, técnico e operacional em pleno funcionamento, o que demanda meses, além de aguardar as licenças ambientais e a alfândega.

Só quando houver a primeira operação com o navio, que está previsto pra final de abril, início de maio, é quando o presidente Lula virá a cidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.