O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez seu pronunciamento de Natal, em rede nacional de rádio e televisão, na noite deste domingo (24). Entre os destaques da fala do presidente da República, as realizações do início de seu terceiro mandato e um pedido de paz à população brasileira.
Lula citou, ao longo dos seus cinco minutos de fala, ações como o relançamento de programas sociais consagrados de suas outras gestões, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Mais Médicos e Farmácia Popular.
Na área econômica, destacou a aprovação da Reforma Tributária, a taxação das grandes fortunas, diminuição do preço dos alimentos, dos combustíveis, equiparação salarial entre homens e mulheres, além da garantia de aumento real do salário mínimo ano a ano.
Lula ainda disse que a paz e a união entre amigos e familiares deve ser restaurada. “O ódio de alguns contra a democracia deixou cicatrizes profundas e dividiu o país”, opinou Lula.
No pronunciamento, o presidente ainda defendeu que seu governo consolidou o papel do Brasil como potência mundial na produção de energia renovável e defendeu a redução do desmatamento na Amazônia.
O presidente prometeu que o foco do governo a partir de agora passa a ser o combate às fake news, desinformação e ao discurso de ódio. Menções aos manifestos de 8 de janeiro deste ano também foram feitas.
“Fomos capazes de restaurar as vidraças em tempo recorde, mas falta restaurar a paz e a união entre amigos e familiares. Meu desejo neste fim de ano é que o Brasil abrace o Brasil. Somos um mesmo povo e um só país”, disse.