O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cometeu uma gafe nesta 5ª feira (9.jan.2024) e falou “cidadões” duas vezes. O correto é cidadãos.
“Nós queremos, na verdade, é que cada país tenha a sua soberania resguardada. Não pode um cidadão, não pode 2 cidadões [sic], não pode 3 cidadões [sic] acharem que podem ferir a soberania de uma nação”, disse Lula a jornalistas ao comentar decisão da Meta de encerrar checagem de fatos.
Assista à fala de Lula (1min12):
A fala do presidente foi feita durante uma visita às obras que foram restauradas depois de terem sido destruídas nos atos de 8 de Janeiro. As peças estão expostas no térreo do Palácio do Planalto. Na ocasião, Lula pareceu não gostar da parede com a foto de todos os outros presidentes do Brasil, que também fica no térreo do prédio. Pediu para ser feita uma alteração: em vez da data de nascimento e morte, quer que mostre a data que cada chefe tomou posse.
A jornalistas, o presidente disse nesta manhã que fará uma reunião na tarde desta 5ª feira (9.jan) para discutir o encerramento da checagem de fatos anunciado pela Meta -que controla o Facebook e o Instagram. “Eu acho que é extremamente grave as pessoas quererem que a comunicação digital não tenha mesma responsabilidade de um cara que cometa um crime na imprensa escrita”, declarou.
Lula tem 79 anos e que passou por risco de morte em outubro, depois de um acidente doméstico. Ele bateu a cabeça, levou pontos e já passou por ao menos 2 procedimentos.