O novo ministro da Secom (Secretaria da Comunicação Social), Sidônio Palmeira, afirmou nesta 3ª feira (14.jan.2025) que a sua prioridade à frente do órgão é uma nova licitação de empresas de comunicação digital para assessoria e gerenciamento de redes sociais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo Palmeira, a nova licitação sairá ainda no 1º semestre. “Eu pretendo fazer uma nova licitação. Essa é uma primeira coisa. Essa outra não vale mais, não nos interessa. Vamos encaminhar o mais rápido possível”, afirmou.
Em 9 de janeiro, o TCU (Tribunal de Contas da União) autorizou a licitação da Secom com um valor total de R$ 197.753.736 e contratos de 1 ano de duração.
A licitação havia sido suspensa pelo TCU em julho de 2024. Na época, o corpo técnico da Corte de Contas encontrou indícios de vazamento das propostas das licitantes. O MP-TCU (Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União) solicitou uma medida cautelar para paralisar o processo. O ministro relator Aroldo Cedraz acolheu a sugestão.
A comunicação do governo foi alvo de críticas pelo presidente Lula. Ele julga que o problema existe desde o início de seu mandato. Agora, a expectativa é que Sidônio corrija esses problemas e torne a gestão menos analógica e que os feitos do governo cheguem “à ponta”.
“O ideal para isso é que a gente equilibre a expectativa do governo com a percepção popular e a gestão, como se fosse uma linha horizontal”, disse a jornalistas.