Após derrota, governo Lula fará campanha de R$ 50 mi sobre o Pix

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai lançar na 5ª feira (23.jan.2025) uma campanha publicitária com orçamento de cerca de R$ 50 milhões para reverter a má repercussão do chamado Pixgate. O slogan da campanha deve ser: “Pix: Seguro, Sigiloso e Sem Taxa”.

A peça foi idealizada pela agência de publicidade Cália Y2 Propaganda e Marketing. A empresa disputou uma concorrência com outras 3 agências: Nacional, Propeg e Nova. As 4 já atendem o governo desde a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A avaliação de integrantes do Planalto é que o timing para o lançamento da campanha é o ideal porque o tema sobre a derrubada da regra de fiscalização de transações do Pix ainda está quente.

Em janeiro, entrou em vigor uma instrução técnica da Receita Federal que aumentava a fiscalização sobre transferências acima de R$ 5.000 feitas pelo Pix de pessoas físicas. A repercussão negativa da norma, editada em setembro de 2024, provocou uma das maiores derrotas políticas que o governo Lula teve desde 2023.

Um vídeo crítico à medida feito pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) acumula mais de 324 milhões de visualizações no Instagram. A equipe econômica decidiu revogar a instrução e editar uma MP (medida provisória) para reforçar as regras já existentes sobre as transações com Pix, com o impedimento de cobranças adicionais ou impostos.

Há, entretanto, quem considere a medida provisória uma derrota para a equipe econômica de Lula, liderada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Como mostrou o Poder360, a Secom (Secretaria de Comunicação Social) encomendou a criação de um gabinete de gerenciamento de crise, a fim de evitar que “arrebente” para o lado do governo, como o próprio presidente Lula afirmou. A ideia é que haja uma equipe para filtrar como lidar com a má repercussão de assuntos da gestão petista.

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