O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista nesta quarta-feira (5), que os brasileiros deportados dos Estados Unidos estão submetidos à legislação brasileira a partir do momento em que as aeronaves que os trazem tocam em solo nacional.
“Enquanto eles [os deportados] estão em território, americano, eles são cidadãos que pertencem à política dos Estados Unidos, mas, quando eles chegam em território nacional, e o avião abre a porta, eles estão submetidos à legislação brasileira. E disso nós vamos cuidar com muito carinho”, disse Lula.
O Brasil já recebeu dois voos com deportados dos Estados Unidos neste ano. Em janeiro, o Ministério das Relações Exteriores classificou como “inaceitável” o tratamento dispensado aos repatriados, que vieram algemados nos pés e nas mãos.
Um novo voo com deportados deve pousar em Fortaleza nesta sexta-feira (7), às 15h. O plano inicial era que o avião parasse em Belo Horizonte (MG), conforme o anterior, que teve 88 brasileiros deportados.
A medida, porém, foi alterada a pedido da Presidência da República para evitar que os brasileiros fiquem algemados já dentro do Brasil, como no voo passado.
A CNN apurou que a Polícia Federal (PF) fará a conferência dos passageiros, a análise da lista, sobre eventuais mandados de prisão, e controle migratório. As questões assistenciais ficarão a cargo do Ministério dos Direitos Humanos, com a Operação Acolhida.
*Com informações de Elijonas Maia, da CNN
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula sobre deportados: No Brasil, estão submetidos à legislação nacional no site CNN Brasil.