O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 6ª feira (14.fev.2025) que pretende fazer o mundo ir a Belém (PA) para “beijar os pés da Amazônia”. A cidade receberá a COP30, evento que reúne líderes mundiais para discutir as mudanças climáticas, em novembro.
Segundo o petista, “todo mundo fala da Amazônia em qualquer planeta que você vá”. O presidente deu a declaração em entrevista à rádio Clube do Pará, em Belém. Afirmou ainda que os países ricos devem, agora, assumir responsabilidades e “pagar um pouco”.
“Vamos transformar Belém na capital da Amazônia para o mundo vir aqui. O mundo vem aqui beijar os pés da Amazônia […] Estamos reivindicando o dinheiro dos países ricos, eles já cortaram as árvores deles e precisam das nossas”, disse Lula.
Assista ao vivo:
Visita a obras
Também em Belém, às 9h30, Lula vai visitar as obras do Parque da Cidade. O espaço sediará em novembro a programação da COP30 e é considerado o maior empreendimento urbano em execução no Pará.
Foram investidos R$ 980 milhões e, segundo dados do governo federal, 74% das obras já estão concluídas. O empreendimento já possui 500 mil m² de obras concluídas, além de uma área paisagística de 500 hectares.