O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (14), que o Copom “fica utilizando macroeconomia”, enquanto ele trabalha com “a microeconomia”.
“O pessoal do Copom fica utilizando a macroeconomia, os bancos, os grandes empresários. Eu trabalho a microeconomia. O que vale, para mim, na economia é a quantidade de dinheiro que está circulando no bolso do povo pobre, trabalhador, do pequeno proprietário rural”, afirmou Lula em entrevista a Rádio Clube do Pará nesta manhã.
O Copom, ou Comitê de Política Monetária, é ligado ao Banco Central do Brasil, que define a Selic, taxa básica de juros do país, além de controlar a inflação e tomar decisões relacionadas as ofertas de moedas.
Em meio ao descontentamento da população com o aumento da inflação e alta nos preços dos alimentos, Lula afirmou ainda que não há milagre na economia.
“A economia não tem mágica, não tem milagre na economia. Quando você é oposição, se você começar a falar, você sabe tudo. Agora, o que é importante é que, quando as pessoas ganham as eleições, elas não fazem o óbvio, começam a inventar. Eu não quero inventar. Eu não quero governar, quero cuidar dos mais pobres, da classe médica, dos mais ricos”, disse o presidente.
Lula também declarou que o “papel do governo é cuidar daqueles que mais precisam”.
“Ninguém será perseguido nesse país. Todo mundo tem direito. O papel do governo é cuidar daqueles que mais precisam. Eu tenho que cuidar de todo mundo, do banqueiro ao bancário, do fazendeiro ao trabalhador dele”, continuou.
O Banco do Brasil foi procurado para se pronunciar sobre a fala de Lula. Até o momento, não houve resposta. O espaço segue aberto.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Copom fica utilizando macroeconomia, eu trabalho a microeconomia, diz Lula no site CNN Brasil.