Visita de Lula à Itajaí para arrendamento do Porto fica para depois do Carnaval

A visita do presidente Lula ao Porto de Itajaí foi adiada para depois do Carnaval. Ele esteve reunido em Brasília (DF) com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, e com o presidente do Sebrae, Décio Lima, na tarde desta terça-feira (9).

Presidente se reuniu com Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, e com o presidente do Sebrae, Décio Lima – Foto: Ricardo Stuckert/Reprodução/ND

O ministro informou que a vinda do presidente deve ocorrer somente após o Carnaval, “já com navio operando”. Lula deve participar de dois atos: a assinatura do convênio da delegação da autoridade portuária por mais 25 anos e a assinatura do arrendamento transitório para os próximos dois anos.

A solenidade que irá oficializar o comando da Mada Araújo Asset Management, vencedora do leilão de arrendamento provisório do Porto de Itajaí, estava inicialmente agendada para o dia 15 de dezembro, mas foi cancelada.

A possibilidade da vinda de Lula transferiu o compromisso para a segunda semana de janeiro. Contudo, após a reunião desta terça, ficou definido que a visita acontecerá após o Carnaval, ainda não se sabe se no final de fevereiro ou em março.

Segundo a assessoria de Décio, a intenção é promover uma “reinauguração” do Porto de Itajaí, com a presença do presidente Lula. No evento também deverá ser lançada a licitação para a concessão do porto, que será mantido público por meio de delegação municipal da autoridade portuária, por 25 anos.

Décio destacou ligação de Lula com o Porto

“O presidente Lula tem uma história com o Porto de Itajaí. No primeiro mandato, ele executou obras estruturantes de recuperação do molhe, aprofundamento do canal e ampliação dos berços de atracação e, também, em 2008, quando aconteceram eventos climáticos que destruíram boa parte da infraestrutura portuária e ele foi novamente recuperado”, afirmou Décio Lima.

A expectativa é que até março o porto volte a operar em sua normalidade. O ministro Silvio Costa Filho destaca que ele e o presidente Lula tem conhecimento da relevância e impacto do porto para a comunidade de Itajaí.

Mada Araújo foi a vencedora da concessão e assumiu arrendamento transitório – Foto: Marcos Porto/Divulgação/SECOM Itajaí

“No dia 15 de dezembro, assinamos a licitação, depois de validada pela Antaq. A empresa vencedora está concluindo as licenças ambientais, e estamos trabalhando para acelerar essas questões burocráticas para que possamos fazer a outorga e, após o Carnaval, já com navio operando, levar o presidente Lula a Santa Catarina para a reinauguração do porto”, afirma o ministro.

Mada Araújo foi vencedora do processo de concessão do Porto

Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) declarou a Mada Araújo como ganhadora do atual processo em 21 de novembro do ano passado.

Inicialmente, a única proposta a passar foi a da Teconnave, ligada ao grupo TiL (Terminal Investment Limited). No entanto, a Mada Araújo solicitou revisão de seu planejamento e alegou que o aceite à concorrente “feria a livre concorrência”.

O recurso foi aceito pela Antaq e, assim, o grupo foi declarado vencedor do arrendamento transitório. A Teconnave, favorita do governador Jorginho Mello (PL), opositor de Lula, reconheceu a derrota e a finalização do processo.

Ainda não há uma data definida para a volta da movimentação regulares de contêineres no Porto de Itajaí. O palpite de Marco Antônio de Araújo, CEO da Mada Araújo, é de que seja algo em torno de 90 dias.

O desejo do empresário é o retorno imediato, mas isso depende de uma série de fatores. O complexo pode receber navios, mas precisa de reparos pontuais para o funcionamento perfeito.

“É um conjunto de ações”, pontuou Marco Antônio em entrevista ao jornalista Marcelo Nunes na Clube FM. “Nós temos aqui a reforma do pátio, tomadas que precisam ser reformadas no escritório. A hora que estivermos prontos, a operação não para mais”.

“Acreditamos que em 90 dias a gente resolve a situação desses reparos”, calcula o executivo. Apesar desse tempo parecer significativo, é curto no cenário do arrendamento transitório. No entanto, com a aproximação do presidente Lula, espera-se que o processo agilize.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.