A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada Gleisi Hoffmann (PR), disse neste sábado (22.fev.2025) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está preocupado com as pesquisas, que demonstram uma queda na aprovação do governo. Em entrevista a jornalistas, afirmou que o petista está trabalhando para “corrigir” a percepção da população sobre as ações do Executivo e alguns fatores que levaram a isso.
“O presidente tem preocupação, está procurando tomar medidas para corrigir isso. Tivemos a ausência do presidente por esse período, por conta do tratamento que ele fez. Depois aquela fake news do Pix. Então, acho que foi uma conjunção de fatores que levou a isso, mas é o momento e a gente vai recuperar”, declarou.
A dirigente partidária falou sobre o tema durante o evento que celebra os 45 anos do PT, no Rio de Janeiro. Reconheceu o mau momento e citou o que avalia ter causado a baixa na popularidade de Lula, como a alta do preço dos alimentos.
“Teve uma queda. É uma pesquisa ruim, claro, mas ela retrata um momento e é consequência de uma série de fatos que aconteceram aí nos últimos 3 meses. É uma especulação muito forte sobre o dólar, com uma tentativa de desacreditar da política fiscal do governo. Esse aumento do dólar que teve, não só por conta disso, que também é consequência dos movimentos políticos americanos, teve impacto no preço dos alimentos. Hoje a gente tem uma inflação de alimentos”, disse.
Gleisi diz ser necessário “ir à sociedade” para mostrar as realizações do governo e que há “muitas coisas positivas”. Mencionou o crescimento econômico do país, a criação de postos de trabalho com carteira assinada e a consequente queda do desemprego.
ELOGIO A HADDAD
Gleisi Hoffmann também disse que Fernando Haddad (PT) é “um grande ministro da Fazenda”. Ela afirmou ter feito “críticas pontuais” à política fiscal, mas que há “resultados muito positivos” na economia.
“Tenho maior respeito pelo ministro Haddad. Tive críticas pontuais, sim, à política fiscal. Presido um partido, acho que posso fazer isso dentro de um governo de coalizão. Agora, acho que o ministro Haddad tem sido um grande ministro da Fazenda.”