“Brasil é dos brasileiros”: campanha de Sidônio deve custar R$ 50 mi

A 1ª campanha publicitária idealizada por Sidônio Palmeira à frente da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência) deve custar R$ 50 milhões. O projeto ainda está sendo concluído e os valores podem variar, mas a expectativa do governo é que fique nesse patamar.

O slogan da campanha será “Brasil é dos brasileiros”. A frase pode sofrer alguma alteração até a decisão final da Secom.

A ideia, segundo apurou o Poder360, é que as peças de arte, vídeo e áudio comecem a chegar nas redes sociais, na TV e no rádio até o fim de março. Algumas inserções podem já começar na próxima semana.

A frase escolhida é a mesma que estampa bonés idealizados pelo governo para rebater o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), e a oposição no Brasil.

Como mostrou o Poder360, em menos de 1 mês à frente da Secom, Sidônio Palmeira já havia mudado a cara da comunicação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Depois de pedalar para contornar o “Pixgate”, demorar a resolver a alta no preço dos alimentos e começar a 2ª metade do mandato com rejeição recorde, o petista deu uma entrevista surpresa no Palácio do Planalto.

Engatou uma sequência de entrevistas para rádios e passou a adotar uma linguagem mais descontraída nas redes sociais.

Uma das principais mudanças na comunicação do governo é o direcionamento da Secom para que Lula e ministros usem os discursos para mostrar as diferenças com a oposição e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Espera-se que ele consiga aplicar isso na nova campanha.

A ideia de confeccionar bonés com a frase “O Brasil é dos brasileiros” também teve a mão de Sidônio. Partiu do ministro Alexandre Padilha (atualmente na Saúde e ex-Relações Institucionais), que pediu uma frase para o marqueteiro para bordar nos bonés.

Os itens foram usados durante a eleição da Mesa Diretora em 1º de fevereiro e provocaram uma reação da oposição, que também apareceu com bonés no início das atividades do Legislativo dias depois.

O acessório, inicialmente em azul e agora também em branco, faz contraposição com o vermelho da campanha “Make America Great Again” de Trump. A ideia é polarizar para crescer.

Depois disso, Lula aparece com o acessório em quase todo o evento que faz fora de Brasília. Além de incorporar em seus discursos a frase “Brasil é dos brasileiros”.

Assista à postagem de Lula com o boné 🧢 (25s):

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