Alcolumbre recebe Lula para reunião com líderes do Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), se encontrou nesta quarta-feira (2) com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O encontro também foi acompanhado pela ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, além de lideranças do Senado, em grande parte governistas.

A reunião aconteceu na residência oficial do chefe da Casa Legislativa, em Brasília.

“A presença do presidente Lula evidencia a importância de trabalharmos juntos, com respeito mútuo e cooperação, para enfrentar os desafios que o Brasil apresenta”, disse Alcolumbre em nota oficial.

Estiveram presentes na reunião:

  • Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais
  • ⁠Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso
  • ⁠Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado
  • ⁠Efraim Filho (União-PB), líder do União no Senado
  • ⁠Leila Barros (PDT-DF), presidente da Comissão do Esporte no Senado
  • ⁠Eduardo Braga (MDB-AM), relator do 2º projeto de regulamentação da reforma tributária
  • ⁠Rogério Carvalho (PT-SE), líder do PT no Senado

“Este encontro reforça nosso compromisso com o diálogo construtivo e a harmonia entre o Senado Federal e o Executivo, fundamentais para o avanço das pautas de interesse nacional”, prosseguiu o presidente do Senado.

Articulação política

Conforme antecipou a CNN, Lula quer aproveitar que estreitou os laços com lideranças partidárias e os presidentes do Congresso Nacional na viagem à Ásia para entrar de vez na articulação política.

Apesar de ter caráter mais informal, as reuniões querem mostrar que o presidente busca estar mais disponível para o diálogo com os parlamentares, especialmente do centrão, para aprovação de projetos de interesse do governo.

O encontro é realizado em um momento em que o governo começará a discutir projetos de seu interesse no Congresso, incluindo o que aumenta a isenção do imposto de renda para salários de até R$ 5.000.

Integrantes do governo consideram que Lula acertou em levar uma comitiva com integrantes da Câmara e do Senado para as agendas no Japão e no Vietnã.

As conversas, mesmo que breves, dos parlamentares com o presidente surtiram efeito de mostrar a imagem de maior disposição do governo para o diálogo com as lideranças, de acordo com interlocutores de Lula.

Na quinta-feira (3), o presidente deve fazer uma reunião semelhante com líderes da Câmara.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Alcolumbre recebe Lula para reunião com líderes do Senado no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.