Pesquisa: no RJ, Bolsonaro supera Lula em intenções de voto; Tarcísio, não

Mesmo inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) supera o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em intenções de voto no estado do Rio de Janeiro em simulação para a eleição presidencial feita pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgada nesta terça-feira (8).

O ex-mandatário aparece com 42,8%, enquanto o petista tem 29,2%. Na sequência estão Ciro Gomes (PDT), 9,6%, Eduardo Leite (PSDB), 2,7%, Ronaldo Caiado (União), 2,6% e Helder Barbalho (MDB), 0,7% (veja os resultados abaixo).

Embora apareça em desvantagem ante Bolsonaro no primeiro cenário, Lula se sobrepõe ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), além de estar tecnicamente empatado com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) — ainda que ela surja numericamente à frente do chefe do Executivo — em outras simulações.

Foram ouvidas 1.680 pessoas em 60 municípios do Rio de Janeiro entre os dias 31 de março e 4 de abril. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Veja a seguir os três cenários eleitorais avaliados pela pesquisa:

Cenário 1

Cenário 2

Cenário 3

Inelegibilidade

Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que entendeu que o ex-presidente cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao fazer uma reunião com embaixadores em julho de 2022 e atacar, sem provas, o sistema eleitoral.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pesquisa: no RJ, Bolsonaro supera Lula em intenções de voto; Tarcísio, não no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.