O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) rebateu nesta 5ª feira (10.abr.2025) as críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano). Em publicação no X, o congressista afirmou que o petista precisa decidir se defende uma política econômica protecionista ou liberal.
“Lula e o PT passaram a vida criticando os efeitos ‘nocivos’ do livre comércio, da globalização e do Consenso de Washington. Agora, atacam o tarifaço de Trump sob o argumento de que ele sabota o sistema multilateral de comércio e as cadeias globais de produção. Eles precisam decidir o que são”, declarou.
Em fala a jornalistas após a cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), em Tegucigalpa, Honduras, na 4ª feira (9.abr), Lula afirmou estar preocupado com as “decisões unilaterais” de Trump. Para o presidente brasileiro, o norte-americano está travando uma “briga pessoal” com a China.
“Ora, querer fazer negociação individual é colocar fim no multilateralismo. E é muito importante que as pessoas entendam que não é aceitável a hegemonia de um país —nem militar, nem cultural, nem industrial, nem tecnológica, nem econômica— sobre os outros”, disse Lula.
Na 5ª feira (10.abr), Trump aumentou para 145% as tarifas sobre produtos importados da China, após o país asiático responder às medidas norte-americanas. Na véspera, 4ª feira (9.abr), o presidente dos EUA havia anunciado que os 10% de tarifas sobre produtos brasileiros e de outras partes do mundo seriam mantidos, com um período de 90 dias para negociação.