A ministra das Mulheres, Márcia Lopes (PT), afirmou nesta 3ª feira (6.mai.2025) que “jamais relativizará falas machistas”, em relação às gafes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o público feminino.
Em janeiro, o petista chegou a afirmar que os maridos preferem mais as amantes do que as mulheres. Também disse que só agora as mulheres estão ficando inteligentes e deixando de ser escravas de seus maridos. A repercussão da fala foi vista negativamente pelo governo.
Sobre o aumento da desaprovação do governo Lula para o público feminino, a ministra afirmou, em entrevista ao “Estúdio i”, da Globonews, que os dados das pesquisas “ainda devem ser analisados” para que o ministério pense em medidas de contenção.
Márcia também relacionou as políticas públicas para mulheres com o discurso do presidente Lula. Segundo ela, o petista “não está desatualizado” e “tem cobrado muito” dos ministros de sua Esplanada por resultados positivos.
A ministra também reforçou a promessa de que, até o final do mandato de Lula, em 2026, 40 casas da Mulher Brasileira e 28 centros de referência da mulher brasileira serão entregues.
Márcia Lopes assumiu o ministério das Mulheres na última 2ª feira (5.mai). A assistente social e ex-ministra de Lula em 2010 assumiu o lugar de Cida Gonçalves, afastada após acusações de assédio moral na pasta.