O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez (PSOE, o Partido Socialista Operário Espanhol) disse que conversou nesta 2ª feira (3.jun.2024) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre os conflitos na Faixa de Gaza e na Ucrânia.
“Partilhamos a preocupação relativamente aos conflitos em Gaza e na Ucrânia”, declarou Sánchez em seu perfil no X (ex-Twitter). Segundo o primeiro-ministro, ele e o petista concordaram com a “necessidade de unir forças pela paz e defender o sistema multilateral”.
Até domingo (2.jun), havia o registro de 38.101 mortos no conflito entre Israel e Hamas. Sendo, 36.962 palestinos e 1.139 israelenses, segundo a Al Jazeera (emissora estatal da monarquia do Qatar). As informações sobre Gaza são do Hamas e não há meios para verificar esses dados de maneira independente.
O território da Ucrânia também está em conflito. Desde 24 de fevereiro de 2022 o país sofre ataques de tropas russas. A invasão ocorreu momentos depois de o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter anunciado uma “operação militar especial” no país vizinho.