O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou nesta segunda-feira (18), por volta de 08h40, no Armazém da Utopia, no Centro do Rio de Janeiro, para dar início à Cúpula de Líderes do G20 – grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana.
Neste primeiro dia, os líderes terão duas sessões temáticas. A primeira, na parte da manhã, debaterá combate à fome e a pobreza. Na ocasião, será lançada a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
No período da tarde, a segunda sessão de debates tratará da reforma da governança global, pautando principalmente uma maior inclusividade no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), bem como mudanças em instituições financeiras globais como o Banco Mundial e o FMI.
O evento encerra a presidência brasileira do grupo, que teve mandato de um ano, e contará com a presença de mais de 55 representantes oficiais de países e organizações internacionais.
Na terça-feira (19), será realizada a terceira sessão para abordar desenvolvimento sustentável e transição energética. Logo depois, haverá a cerimônia de transmissão da presidência do grupo para a África do Sul.
No último domingo (17), véspera do início da Cúpula do G20, Lula teve uma série de reuniões bilaterais. Nas reuniões, foram debatidos os mais variados temas, como reformas da ONU e busca por investimentos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula chega ao G20 para debates sobre combate à fome e reforma da governança global no site CNN Brasil.