O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá participar de um jantar com a bancada do PT (Partido dos Trabalhadores) na Câmara dos Deputados na noite de 3ª feira (3.dez.2024).
O evento, em tom de festa de confraternização de fim de ano, será realizado na casa do ministro da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República), Paulo Pimenta, em Brasília.
Os 68 deputados petistas da atual legislatura foram convidados. O evento é fechado e exclusivo aos congressistas e ministros do governo. Não está claro se a primeira-dama Janja Lula da Silva irá ao evento.
O Poder360 apurou que a presença da mulher de Lula é considerada pouco provável e que poderia causar um constrangimento entre a bancada. O grupo tem subido o tom contra Janja internamente depois do xingamento público a Elon Musk durante evento do G20 no Rio.
CORTE DE GASTOS
O encontro se dá durante a tramitação do corte de gastos do governo Lula no Congresso. Foram apresentadas um PL (Projeto de Lei) e um PLP (Projeto de Lei Complementar). Uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) ainda é esperada, mas não foi enviada.
Segundo Rui Costa, ministro da Casa Civil, a PEC será enviada ainda nesta 2ª feira (2.dez).
As medidas têm cerca de 3 semanas para tramitar em 2024. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), convocou uma sessão extraordinária na 3ª feira (3.dez). A expectativa é que dê início à análise do texto. O recesso parlamentar está marcado para 23 de dezembro.