O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, nesta quarta-feira (6), o presidente da Espanha, Pedro Sánchez.
O encontro, segundo o Itamaraty, servirá para o debate de questões relacionadas às guerras em Gaza e na Ucrânia.
Sobre o conflito em Gaza, o presidente brasileiro tem afirmado que a atuação do Exército de Israel representa um “genocídio”. Isso porque, segundo Lula, são mulheres e crianças e inocentes que estão morrendo na guerra.
Sobre o conflito na Ucrânia, o presidente brasileiro defendeu, ainda no início de seu mandato, uma espécie de “clube da paz” – formado por países como China, Indonésia e Índia – para intermediar um acordo entre Rússia e Ucrânia.
No ano passado, Lula foi recebido por Sánchez na Espanha durante uma visita oficial. Essa será a primeira visita oficial de Sánchez ao Brasil desde que Lula tomou posse.
Na pauta do encontro, os dois mandatários também devem tratar das negociações do acordo entre Mercosul e União Europeia.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, país que hoje preside o bloco sul-americano, as negociações do acordo comercial entre os blocos estão suspensas até que as eleições parlamentares europeias de junho sejam concluídas.
A União Europeia e o Mercosul – bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai — conversam há anos sobre o acordo, com a UE pressionando, em negociações recentes, por garantias mais fortes relacionadas às mudanças climáticas e ao desmatamento.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula recebe presidente da Espanha; guerras em Gaza e na Ucrânia estão na pauta no site CNN Brasil.