O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra nesta 6ª feira (4.abr.2025) com o cacique Raoni Metuktire, uma das principais lideranças indígenas do Brasil, na Aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, no Mato Grosso. O chefe do Executivo vai condecorar o indígena com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito
O decreto com a condecoração foi publicado na edição desta 6ª feira (4.abr) do Diário Oficial da União. Conforme o documento (íntegra – PDF – 58 kB), o cacique é reconhecido pelos “relevantes serviços prestados em defesa dos direitos dos povos indígenas, da Floresta Amazônica e do meio ambiente”.
Depois da cerimônia de condecoração, Lula participa de almoço oferecido pelo cacique Raoni. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, também deve participar.
Assista à cerimônia ao vivo:
Em entrevista à AFP (Agence France-Presse) veiculada em 24 de março, o cacique Raoni disse que vai pedir que Lula desista do plano de explorar a chamada Margem Equatorial.
A Margem Equatorial, que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte, é considerada uma área promissora para a produção de petróleo. Enquanto ambientalistas alertam para os riscos à biodiversidade, o governo avalia o potencial econômico da exploração. A Petrobras aguarda liberação para iniciar os trabalhos na região.
“Já fui informado sobre o projeto e vou ter a oportunidade de sentar com Lula para discutir o assunto. Vou pedir que ele não encoraje o projeto de exploração da Amazônia”, declarou Raoni à AFP.
“Nos falamos pessoalmente quando Lula assumiu o cargo. Pedi que não repetisse o que fez no passado quando construiu a barragem de Belo Monte. Agora, Lula vai vir à minha terra e vamos falar sobre a demarcação dos territórios indígenas dos nossos parentes que não conseguiram ainda”, disse.