Quantos anos tem Lula? A trajetória do presidente ao longo das décadas

Lula idade

Idade de Lula

Idade do Lula pode ser desafio para reeleição em 2026 – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Em véspera de troca no comando na sigla, o Partido dos Trabalhadores (PT) tem como uma de suas preocupações desfazer a imagem de que a idade do Lula é um obstáculo à reeleição em 2026. Caso concorra à presidência da República novamente e dispute o segundo turno, Lula o fará com 81 anos de vida.

Atualmente, Lula já detém a marca de presidente brasileiro mais velho a ocupar o cargo. No ano passado, o presidente celebrou 79 anos e ultrapassou o ex-presidente Michel Temer (MDB), que deixou a cadeira de chefe do Executivo aos 78 anos.

Neste terceiro mandato, Lula sofreu acidentes domésticos e passou por procedimentos médicos que colocaram em dúvida sua capacidade de comandar o país. Assim, o fator idade do Lula entrou no radar do partido como ponto de atenção.

Infância do Lula

Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945, no município de Garanhuns, no agreste pernambucano. Filho de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Melo, conhecida como Dona Lindu, Lula é o sétimo de oito filhos.

Quando a idade do Lula era de apenas sete anos, sua mãe decidiu migrar com para o estado de São Paulo, em busca de melhores condições de vida. Durante a infância e adolescência, Lula trabalhou como vendedor ambulante, engraxate e office-boy para sustentar a família.

Aos 15 anos, tornou-se aprendiz de torneiro mecânico em uma escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). ​Após concluir o curso, Lula trabalhou em fábricas do setor de metalurgia da região do ABC Paulista, principalmente em São Bernardo do Campo.

Casamento e filhos do Lula

Ao longo de sua vida, Lula foi casado três vezes. Sua primeira esposa, Maria de Lourdes, faleceu em 1971 grávida do primeiro filho do casal. Em 1974, casou-se com Marisa Letícia, com quem teve quatro filhos. Após a morte de Marisa em 2017, Lula se casou com Janja em 2022.

O atual presidente tem cinco filhos: Lurian, Fábio Luís, Sandro Luís, Luís Cláudio e Marcos Cláudio. Nenhum se dedica atualmente à atividade política pelo PT, mas os filhos do Lula se envolveram em polêmicas ao longo dos mandatos do pai.

Ascensão política de Lula

Em 1975, Lula foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, representando cerca de cem mil trabalhadores. Sua gestão foi marcada por greves entre 1978 e 1980, que mobilizaram a classe trabalhadora e desafiaram o regime militar vigente.

Para consolidar essa representação alcançada no sindicato, Lula participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) em 1980. O principal objetivo da sigla era defender os interesses da classe trabalhadora e promover a democracia no Brasil.

Eleições presidenciais

Rapidamente Lula passou a representar o partido nas disputas presidenciais. Em 1989, Lula concorreu pela primeira vez ao cargo mais alto do Executivo. Ele chegou ao segundo turno, mas foi derrotado por Fernando Collor de Mello. Nas duas eleições seguintes, em 1994 e em 1998, Lula perdeu ambas para Fernando Henrique Cardoso.​

A partir de então, Lula ganhou as três eleições que participou. Em 2002, foi eleito pela primeira vez presidente do Brasil. A reeleição aconteceu em 2006 e Lula voltou à presidência em 2022 para um terceiro mandato. ​

Principais realizações dos primeiros mandatos

Durante seus primeiros dois mandatos, de 2003 a 2010, Lula implementou políticas voltadas para a redução da pobreza e para a inclusão social. Programas como o Bolsa Família, Luz para Todos e Minha Casa, Minha Vida ganharam destaque por seu impacto nos índices sociais do país.

Além de popularidade no Brasil, seus primeiros mandatos lhe renderam reconhecimento fora do país. Nos últimos anos, diversos veículos internacionais repercutiram a sua prisão e a sua volta à presidência da República. Entre os temas associados ao Lula, estão o combate à fome e a proteção ao meio ambiente

Saúde do Lula

Diferentemente do cenário político de 2006, quando Lula disputou a reeleição aos 60 anos, a sua campanha em 2026 terá como um de seus obstáculos a idade do Lula.

O último acidente envolvendo sua saúde foi em 19 de outubro do ano passado, quando o presidente caiu e bateu a cabeça no banheiro do Palácio Alvorada. Além de cinco pontos na nuca, Lula precisou realizar um procedimento para tratar de uma hemorragia intracraniana.

Devido às consequências da queda, Lula se ausentou da votação do segundo turno e não pôde acompanhar os últimos dias da campanha de Guilherme Boulos (PSOL/SP) na disputa pela prefeitura da capital paulista.

Além desse episódio, o atual presidente precisou adiar outros compromissos por problemas de saúde. Em setembro de 2023, Lula ficou em repouso durante três semanas em razão de cirurgia no quadril para tratar uma artrose.

Devido ao repouso para realizar a cirurgia, a primeira-dama Janja o substituiu em viagem ao Rio Grande do Sul (RS) com ministros de Estado para tratar das enchentes na região.

Apesar do reconhecimento de estado de calamidade em diversos municípios do RS, o presidente manteve a operação. Na época, a equipe médica informou que Lula sofria com o quadro há anos e recentemente as dores haviam piorado.

Anteriormente, em março de 2023, Lula foi diagnosticado com pneumonia. Desta vez, o presidente precisou adiar viagem marcada para a China. A agenda internacional estava entre as prioridades do governo recém-empossado.

Em outras ocasiões, como em evento em Minas Gerais em abril deste ano, o presidente apareceu com curativos, mas sem a necessidade de adiar compromissos.

Esses episódios próximos à posse do governo eleito e às eleições municipais em 2023 se transformaram em munição para a oposição. Devido ao ambiente polarizado, um dos pontos apresentados para pedir o impeachment do atual presidente ou derrubar sua candidatura em 2026 é a idade do Lula.

Paralelos com Joe Biden

As comparações com o ex-presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden por causa da idade do Lula se tornaram frequentes, especialmente no ano passado. Até então, o brasileiro era o segundo líder mais velho do G20, atrás justamente do americano.

Em meio à disputa presidencial nos EUA, em julho de 2024, Biden anunciou a sua desistência. Após uma performance ruim em debate contra Donald Trump, a própria base pressionou para que o candidato cedesse o seu lugar a outra candidata, Kamala Harris. O estopim havia sido a dificuldade de Biden se desvincular da imagem de inapto ao cargo em razão da idade avançada.

Cerca de duas semanas antes de Biden desistir da candidatura, Lula falou sobre o assunto à Rádio Sociedade, da Bahia. “Somente o Biden pode dizer se ele pode concorrer ou não. Eu não tenho condições de dar palpite”, comentou. Quando foi questionado sobre a possibilidade de sofrer etarismo durante a sua própria campanha para a presidência, Lula respondeu “não ter esse receio”.

idade do Lula

Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, e o presidente Lula durante visita à Casa Branca. Foto: Ricardo Stuckert/PR

As comparações na imprensa sobre a idade do Lula incomodaram o PT.  Em um evento do governo em Osasco, o presidente reclamou de jornalistas que o descreviam com postura semelhante à de Biden.

“Todos que acham que eu estou cansado, eu convido a fazer uma agenda comigo durante o meu mandato. Se aguentar levantar às 5h da manhã e ir dormir meia-noite todo dia, aí pode dizer que eu estou cansado”, afirmou Lula.

Idade do Lula em 2026

Ano passado, Biden tinha 81 anos quando se candidatou à reeleição. Essa será a mesma idade do Lula em 2026, ano em que possivelmente lançará sua campanha para a reeleição. Devido à coincidência na idade do Lula e do Biden, a retirada do democrata da corrida eleitoral nos Estados Unidos impactou a confiança do eleitorado em Lula.

Assim, o episódio gerou interesse do público quanto à idade do Lula na disputa para a presidência do país. De acordo com a Constituição Federal, o candidato à presidência da República deve ter idade mínima de 35 anos. No entanto, não há idade máxima prevista pela legislação eleitoral.

Logo, a idade do Lula não representa um risco jurídico para a sua campanha em 2026. No entanto, a repercussão de acidentes e a comparação com Biden podem ter impacto no eleitorado.

Em pesquisa na plataforma Google Trends, que mede o volume de buscas online de determinada palavra ou termo, a expressão “idade do Lula” teve seu pico entre 28 de outubro e 2 de novembro de 2022. Naquele ano, o segundo turno das eleições ocorreu no dia 30 de outubro.

Além da repercussão da marca de presidente mais velho eleito, a diferença de idade do Lula em relação à Janja passou a figurar entre os termos mais procurados pelos internautas. Casados em maio de 2022, Lula é 21 anos mais velho que a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva.

Idade do Lula

Cerimônia do casamento de Lula com  a socióloga Rosângela Silva, a Janja, em São Paulo, em 2022. Foto: Ricardo Stuckert/ND

Campanha de bem-estar do presidente

No ano passado, considerando os dados do Datafolha de dezembro de 2023 e do ano seguinte, a avaliação do governo Lula como bom ou ótimo caiu de 38% para 24%. Além disso, o porcentual de entrevistados que considera o governo ruim ou péssimo subiu 11%.

Conforme noticiado na imprensa, Lula cobrou ministros e principalmente a  comunicação do governo por resultados melhores. Entre as diversas causas a serem combatidas, a comunicação também mudou a estratégia do conteúdo nas redes sociais do presidente da República quanto a sua saúde.

Com auxílio de assessores, do seu fotógrafo oficial Ricardo Stuckert e da primeira-dama Janja, os perfis digitais do presidente passaram a retratá-lo mais saudável e ativo. Diversos posts mostram o presidente se exercitando para afastar a suspeita de que a idade do Lula está comprometendo sua capacidade de administrar a máquina pública.

Em fevereiro deste ano, a conta oficial do presidente no X postou um vídeo que exemplifica o esforço em mostrar que a idade do Lula não o impede de realizar exercícios para manter a boa saúde.

Reprodução conta @LulaOficial do X – Vídeo: Lula exercicio fevereiro de 2025

Eleições no PT

O PT terá um novo comando a partir de julho deste ano. Atualmente, há cinco candidatos na disputa para ocupar a cadeira da deputada e ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT/PR), na presidência do partido. Quem sair vencedor terá as missões de apaziguar a legenda e de avaliar a questão da idade do Lula.

Entre eles, o candidato mais próximo a Lula é o ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva. No entanto, ele não conseguiu união em torno de sua candidatura e provocou um racha interno na legenda. Recentemente, o deputado federal Rui Falcão lançou seu nome à disputa.

Os dois favoritos tratam a candidatura de Lula para a reeleição como um cenário provável, apesar das crescentes dificuldades. Ainda que representantes alas diferentes da sigla, ambos defendem um novo mandato do atual presidente para dar continuidade ao plano de governo, independentemente da idade do Lula.

“Nós encontramos uma casa em ruínas e [isso] é mais difícil do que fazer uma casa nova. Então, esse é o desafio que está posto para nós: reeleger o Lula em 2026 e prosseguir com o trabalho de recuperação, reconstrução e acumular forças para transformar o país”, afirmou Rui Costa à CNN em abril deste ano.

Discussão e votação de propostas legislativas. Dep. Rui Falcão (PT – SP). Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

“A nossa prioridade é a reeleição do presidente Lula em 2026 para que a gente possa dar continuidade a essa reorganização dessas políticas públicas”, afirmou Edinho à CNN. “A eleição do presidente Lula é fundamental nesse sentido e também para que a gente impeça o crescimento dessa expressão fascista que infelizmente contamina hoje a política do nosso país”, completou o ex-prefeito.

Alternativamente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT/SP), poderia ser uma opção para a legenda. No entanto, o próprio ministro cravou uma nova candidatura de Lula em 2026.

Diante da falta de candidatos no PT para comandar o país nos próximos anos, a idade do Lula parece cada vez menos um problema para a cúpula do partido.

Lula lidera pesquisas

Apesar da queda de popularidade, o atual presidente ainda lidera as pesquisas eleitorais para 2026. Segundo o Datafolha, Lula contava com 36% das intenções de voto em 8 de abril deste ano. Logo atrás, Jair Bolsonaro somava 30%.

Para a maioria da população, independente da questão da idade do Lula, o atual presidente deverá ser candidato novamente no próximo ano. Enquanto 62% dos entrevistados responderam que ele tentará a reeleição, outros 34% afirmaram que não acreditam em sua candidatura em 2026. Assim, o partido tem uma pouco mais de um ano para avaliar a idade do Lula e definir seu candidato à presidência da República.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.