Comissão da isenção do IR deve avançar na próxima semana, diz Guimarães

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou nessa quinta-feira (24) que, na próxima semana, deve ser instalada a comissão que analisará a proposta sobre a isenção do Imposto de Renda (IR).

“O presidente [da Câmara, Hugo Motta] quer instalar até a próxima semana as comissões especiais, dentre elas a comissão especial do Imposto de Renda que é prioridade das prioridades”, afirmou Guimarães em entrevista a jornalistas na Câmara.

 

 

Ainda estão pendentes a formalização pelos líderes partidários dos integrantes do colegiado. A expectativa é que as indicações cheguem até terça-feira (29), dia provável da instalação.

A proposta é a maior prioridade do governo neste ano. É uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e uma aposta para o aumento da popularidade do Executivo.

O projeto amplia a faixa de isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil por mês. Um dos pontos em negociação é a compensação financeira da medida. O relator é o deputado e ex-presidente da Casa Arthur Lira (PP-AL).

O presidente da comissão especial será o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), um dos vice-líderes do governo na Casa. De acordo com Guimarães, a intenção é votar o projeto nas duas Casas legislativas até setembro.

PEC da Segurança

Outra prioridade do governo é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. A proposta foi entregue em ato simbólico na noite de quarta-feira (23) ao Congresso Nacional. Na ocasião, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que vai dar celeridade à tramitação da proposta.

Segundo Guimarães, Motta deve encaminhar a PEC na próxima semana para Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), que vai avaliar a constitucionalidade da proposta, antes de seguir para uma comissão especial.

“Com a chega da PEC já protocolada, essa matéria terá da nossa parte a celeridade total. Ele [Motta] comunicou que na próxima semana encaminhará a PEC para a CCJ, e depois de aprovada na Comissão, que ele sugeriu um prazo de 30 dias, vai para a montagem da comissão especial”, afirmou Guimarães.

Também podem avançar na próxima semana a instalação de comissões mistas, formadas por deputados e senadores, para a análise de medidas provisórias (MPs). O início dos trabalhos dos colegiados foi cancelado duas vezes nesta semana. Guimarães negou anormalidades no adiamento e justificou o fato das indicações dos partidos ainda estarem pendentes.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Comissão da isenção do IR deve avançar na próxima semana, diz Guimarães no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.