O secretário de Governo do Estado de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que a centro-direita se uniria em torno de Tarcísio de Freitas (Republicanos) caso o governador decida disputar a Presidência da República. Fala se deu durante uma palestra sobre os cenários políticos de 2026, realizada na sede da Afresp (Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo), na 3ª feira (29.abr.2025).
“Se ele for candidato, a centro-direita não lança nenhum outro nome. [Ronaldo] Caiado não sai, Ratinho [Jr.] não sai, [Romeu] Zema não sai, Tereza Cristina não sai”, afirmou Kassab. No entanto, ele avalia que Tarcísio provavelmente não se candidatará ao Palácio do Planalto e considera que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apesar do desgaste político, ainda é um candidato competitivo à reeleição.
O secretário também declarou que, na ausência de Tarcísio na disputa federal, a centro-direita poderá lançar até 6 candidaturas. Por outro lado, com a presença do governador paulista na eleição, o cenário tenderia a se configurar, segundo ele, como “Lula ou um representante da esquerda contra Tarcísio”.
Kassab acrescentou que, caso Tarcísio opte por não concorrer, o governador do Paraná e correligionário do PSD, Ratinho Jr., ganharia mais espaço na corrida presidencial. Segundo ele, Ratinho Jr. teria boas chances de chegar ao 2º turno. “Ele une o Sul do país, e pesquisas qualitativas mostram que essa região continua sendo o maior reduto anti-PT do Brasil.”
O presidente do PSD também reiterou seu apoio a Tarcísio nas eleições estaduais. “Tarcísio está bem avaliado. Estarei no projeto que ele apontar, seja ele o candidato ou não. Meu partido irá compor essa coligação. Gostaria de disputar uma eleição, mas estarei com ele.”
Kassab declarou ainda que não espera uma eleição fortemente polarizada em 2026, embora reconheça que a presença de Lula tende a acirrar os ânimos. Apesar disso, ele acredita na possibilidade de surgirem nomes mais ao centro do espectro político, entre os quais inclui tanto Tarcísio quanto Ratinho Jr.